O que o aluno estuda
A saúde e a segurança do trabalhador vêm sofrendo, ao longo do tempo, alguns impactos relacionados à falta de atenção com a prevenção e a ausência de profissionais capacitados e habilitados para desenvolver ações voltadas não apenas às medidas de prevenção à saúde e segurança do ser humano, mas também ao meio ambiente. O mercado de trabalho busca profissionais com foco em medidas de prevenção e menos em fiscalização e cobrança. Esperam que os profissionais tenham comportamentos alinhados aos aspectos organizacionais encontrados nos diversos ambientes de trabalho. Diante das mudanças na área de segurança ocupacional, das novas tendências do mercado de trabalho e pesquisas realizadas, o Centro Paula Souza a fim de atender de forma eficiente a critérios, normas e sistemas específicos presentes na área de Saúde e Segurança do Trabalho, promove a formação dos alunos em caráter multidisciplinar, capacitando-os a agir de forma prevencionista no ambiente de trabalho, proporcionando maior empregabilidade.
O que o profissional faz
O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos laborais com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação, análise e definição de medidas de controle de riscos ocupacionais, de acordo com a legislação brasileira e legislação internacional, quando pertinentes, normas regulamentadoras e princípios de higiene, saúde e segurança do trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual). Planeja ações de respostas a emergências, bem como participa de perícias e fiscalizações. Desenvolve ações empreendedoras e educativas, coleta e organiza informações de saúde e de segurança do trabalho. Avalia, analisa e executa diversos programas e projetos de prevenção em Segurança do Trabalho, dentre eles o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle com a utilização de recursos tecnológicos atuais. Relaciona-se com todos os níveis hierárquicos da empresa nos processos de negociação através de meios de comunicação adequados. Aprova e implementa políticas de procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho na organização.
Onde trabalhar
Hospitais, indústrias, comércios, mineradoras, construção civil, empresas públicas, empresas privadas, instituição financeiras, consultoria de serviços.
Detalhes do curso
Eixo Tecnológico: Segurança
Período: Noturno
Duração: 3 semestres
Unidade: Etec Sede – Ilha Solteira
Coordenador: Evandro Fernandes da Cunha
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
- Fundamentos da Saúde e Segurança no Trabalho
- Legislação e Normas Regulamentadoras
- Gestão em Segurança do Trabalho
- Meio Ambiente e Segurança do Trabalho
- Suporte Emergencial à Vida
- Ética e Cidadania Organizacional
- Linguagem, Trabalho e Tecnologia
- Aplicativos Informatizados
- Representação Digital em Segurança do Trabalho
- Técnicas de Estruturação de Campanhas
- Gestão em Saúde Ocupacional
- Análise Ergonômica do Trabalho
- Segurança nos Processos Industriais
- Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho
- Inglês Instrumental
- Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Segurança do Trabalho
- Prevenção e Combate a Sinistros
- Análise de Riscos
- Normalização em Segurança do Trabalho
- Prevenção às Doenças Profissionais e do Trabalho
- Programas e Processos Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho
- Relações Humanas no Trabalho
- Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Segurança do Trabalho