O que o aluno estuda

No setor produtivo, a indústria elétrica ocupa lugar relevante. Pode-se verificar por meio do avanço tecnológico o intenso efeito multiplicador na economia mundial. Assim, a indústria elétrica torna-se a base para uma verdadeira revolução tecnológica, proporcionando mudança radical nos processos de produção e desenvolvimento de produtos. Na geração de energia elétrica, o Brasil conta com 4679 usinas em operação sendo 219 hidrelétricas, 436 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), 2 usinas nucleares, 2.952 termoelétricas (gás, biomassa, óleo diesel e combustível), 603 centrais hidrelétricas, 423 centrais geradoras folielétrica (EOL), 44 centrais geradoras solares fotovoltaicas que correspondem a uma capacidade instalada de 151.575 MW. Destaca-se que o Técnico em Eletrotécnica pode atuar em todas as áreas do setor elétrico, seja nas usinas geradoras, empresas de transmissão e distribuição e sobretudo, nos consumidores de energia como funcionários de indústrias, comércios ou como autônomo. Vale salientar a importância da microgeração, na qual é requerida a mão de obra dos Técnicos em Eletrotécnica, seja para o projeto e instalação de painéis solares e seus acessórios, seja para a manutenção desses componentes.

O que o profissional faz

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e participa no desenvolvimento de projetos de sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Onde trabalhar

Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; indústrias de transformação em geral e trabalho como autônomo; concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos.

Detalhes do curso

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
Período: Noturno
Duração: 3 semestres

Unidade: Etec Sede – Ilha Solteira
Coordenadora: Carolina de Oliveira Silva

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  1. Eletricidade Básica
  2. Circuitos Elétricos I
  3. Máquinas Elétricas I
  4. Instalações Elétricas I
  5. Desenho Informatizado em Eletrotécnica
  6. Eletrônica Analógica
  7. Segurança no Trabalho com Eletricidade
  1. Circuitos Elétricos II
  2. Eficiência Energética
  3. Máquinas Elétricas II
  4. Instalações Elétricas II
  5. Comandos Elétricos
  6. Inglês Instrumental
  7. Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Eletrotécnica
  1. Circuitos Elétricos III
  2. Ética e Cidadania Organizacional
  3. Técnicas de Manutenção Elétrica
  4. Controle e Automação
  5. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia
  6. Linguagem, Trabalho e Tecnologia
  7. Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Eletrotécnica

Depoimentos de ex-alunos

Confira o que dizem os nossos ex-alunos sobre o curso

ex-aluno-murilo

Estudei na Etec de Ilha Solteira de 2020 à 2022 em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino médio no período da manhã e tarde. Nesses anos tive várias oportunidades entre elas realizar uma iniciação científica em parceira da Etec com a Unesp de Ilha Solteira que agregou muito ao meu currículo. Em 2021, em meio a pandemia, junto com dois amigos, apareceu a oportunidade de cursar eletrotécnica no período noturno, que era um curso que eu já visava, consegui me formar estudando nos 3 períodos e nesse curso pude me desenvolver ainda mais e com ele hoje posso atuar na área.
Após me formar em 2023 consegui uma oportunidade no mercado de trabalho como estagiário da Operação na Usina de Ilha Solteira - CTG Brasil a sexta maior Usina Hidrelétrica do Brasil, junto com o aprendizado que adquiri na escola, consegui me desenvolver como profissional da área estagiando na usina, após um ano de estágio, consegui aprovação no processo seletivo da Eletrobras - CGT Eletrosul uma das maiores empresa do ramo de energia elétrica, onde atuo hoje como técnico de manutenção de proteção e telecomunicações, me sinto realizado, só tenho a agradecer a todos principalmente aos professores, funcionários e o ensino da Etec de Ilha Solteira que me moldou não só como técnico, mas também como pessoa, GRATIDÃO ETEC DE ILHA SOLTEIRA!

Murilo Borges Donegatte Alves

Técnico de manutenção de proteção e telecomunicações Empresa: Eletrobras - CGT Eletrosul

ex-aluna-gabriele

Ter a oportunidade de estudar Eletrotécnica na Etec de Ilha Solteira foi um marco em minha vida, um divisor de águas onde pude me encontrar na minha área profissional. Graças ao curso pude ingressar na área de geração, mais especificamente na operação de usinas e sistemas. O curso nos abre um leque de opções no setor elétrico brasileiro, desde trabalhar na manutenção elétrica ou eletroeletrônica até a elaboração de projetos elétricos. O Técnico em Eletrotécnica é um profissional essencial e indispensável nos dias de hoje, sendo cada vez mais requisitado e valorizado pelas empresas do setor.

Gabriele Oliveira Marques

Operadora Mantenedora Pleno Empresa: Norte Energia (UHE de Belo Monte)