O que o aluno estuda
A indústria eletroeletrônica nacional e internacional, conforme estudos realizados, é a grande contribuidora rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, sobretudo em relação à redução da pobreza mundial. Um dos estudos feitos pela ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e das empresas do setor eletroeletrônico do Brasil mostra que o momento revela um campo promissor para novos negócios e novas bases da competitividade da indústria e de empresas de todas as demais esferas econômicas. O estudo destaca que, a utilização de tecnologias adequadas na fabricação de equipamentos, contribui decisivamente para aumentar a eficiência energética, a produtividade, a flexibilidade e os níveis de sustentabilidade de empresas de praticamente todos os segmentos. Com esta perspectiva de crescimento na indústria eletroeletrônica, haverá grande necessidade de profissionais que conheçam os fundamentos de cada uma destas tecnologias e possam trabalhar com elas integradamente. Ainda há a informação de que a demanda por trabalhadores qualificados supera em 117 mil a oferta atual, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Estes números vêm juntar-se a outros indicadores que reforçam a tendência de aquecimento do mercado de trabalho e das atividades econômicas em geral.
O que o profissional faz
O Técnico em Eletroeletrônica é o profissional que planeja e executa a instalação e as manutenções preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos eletroeletrônicos nas instalações industriais. Projeta e instala a troca de sistemas eletromecânicos de acionamento e de controle por modernos sistemas eletroeletrônicos; aplica sistemas eletroeletrônicos com o consumo eficiente da energia elétrica e de fontes alternativas de energia. Elabora, desenvolve e executa projetos de iluminação, automatização, alimentação e segurança de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos e executa procedimentos de controle e gestão da qualidade. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica. Trabalha em conformidade com normas e procedimentos técnicos de segurança, higiene, saúde e preservação ambiental e elabora documentação técnica.
Onde trabalhar
Indústrias de transformação e extrativa em geral; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; grupos de pesquisa que desenvolvem projetos na área de sistemas eletroeletrônicos; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos.
Detalhes do curso
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
Período: Tarde
Duração: 3 semestres
Unidade: Etec Sede – Ilha Solteira
Coordenadora: Carolina de Oliveira Silva
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
- Eletricidade Básica
- Instalações Elétricas I
- Eletrônica Analógica I
- Eletrônica Digital
- Desenho Técnico para Eletroeletrônica
- Aplicativos Informatizados em Eletroeletrônica
- Comandos Elétricos
- Eletrônica Industrial de Potência
- Automação Industrial I
- Instalações Elétricas II
- Eletrônica Analógica II
- Máquinas de Corrente Contínua e Transformadores
- Linguagem, Trabalho e Tecnologia
- Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Eletroeletrônica
- Instalações Elétricas III
- Automação Industrial II
- Máquinas de Corrente Alternada
- Microcontroladores
- Técnicas de Manutenção
- Segurança no Trabalho com Eletricidade
- Inglês Instrumental
- Ética e Cidadania Organizacional
- Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Eletroeletrônica