O que o aluno estuda
O curso do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Mecatrônica é composto por três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação (ou conjunto de cargos/ocupações) identificada no mercado de trabalho.
O aluno que cursar a 1ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM MECATRÔNICA.
O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE TÉCNICO DE MECATRÔNICA.
Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MECATRÔNICA, que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) em nível de Educação Superior.
O que o profissional faz
O Técnico em Mecatrônica é o profissional que atua no projeto, montagem e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza medições, programação e opera sistemas mecatrônicos, conforme especificações técnicas. Utiliza softwares específicos e linguagens de programação. Pode coordenar equipes e treinamento operacional, nos limites de suas atribuições. Atua na melhoria dos sistemas convencionais de produção. Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva, em conformidade com as normas técnicas e de higiene, segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente. Integra equipamentos mecânicos e eletrônicos e executa procedimentos de controle da qualidade e gestão.
Onde trabalhar
Laboratórios de controle de qualidade; empresas integradoras de sistemas de automação industrial; fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.
Detalhes do curso
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
Período: Matutino
Duração: 3 anos
Unidade: Etec Sede – Ilha Solteira
Coordenador (BNCC): Paula Carolina Mitiussi Faria
Coordenadora (parte Técnica): Carolina de Oliveira Silva
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Linguagens e suas Tecnologias
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Arte
Educação Física
Matemática e suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Física
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História
Geografia
Sociologia
FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Aplicativos Informatizados
Desenho Auxiliado por Computador
Circuitos Elétricos, Eletrônicos e Analógicos
Hidráulica e Pneumática
Segurança Ambiental e do Trabalho
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Linguagens e suas Tecnologias
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Educação Física
Matemática e suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Física
Química
Biologia
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História
Geografia
FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Eletrônica Digital
Máquinas, Comandos e Controladores Lógicos Programáveis
Mecanismos Mecatrônicos
Resistência e Ensaios dos Materiais
Tecnologia da Manufatura e Controle Dimensional
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Linguagens e suas Tecnologias
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática e suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Química
Biologia
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Filosofia
FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Ética e Cidadania Organizacional
Linguagens de Programação e Microcontroladores para Mecatrônica
Máquinas com Controle Numérico
Organização Industrial e Tecnologia da Manutenção
Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Mecatrônica
Robótica e Manufatura Flexível
Sistemas de Acionamento Eletrônico
Sistemas Supervisórios e Controle de Processos
Depoimentos de ex-alunos
Confira o que dizem os nossos ex-alunos sobre o curso
Estudei na Etec de 2021 à 2023 no ensino médio integrado ao Técnico em Mecatrônica. Nesses três anos tive inúmeras oportunidades de aprendizados, dentre elas, Iniciações Científicas, cursos extracurriculares e visitas técnicas. Além disso, pude ter contato com professores altamente capacitados. Em 2022 (segundo colegial), comecei a cursar Eletrotécnica no período noturno terminando o Ensino Médio Integrado e o Eletrotécnica no final de 2023. Já em 2024, ingressei na faculdade de Engenharia Elétrica na Unesp - Campus Ilha Solteira.
Julia Silva Belini
Estudante de Engenharia Elétrica – UNESP Câmpus de Ilha Solteira
Entrei na Etec durante a pandemia do covid-19 em 2021, foi um ano difícil, com aulas on-line. No ano de 2022, as aulas voltaram a ser presenciais, fizemos muitos projetos, entre eles a ponte de macarrão, além de inúmeras viagens com o intuito de conhecer empresas e usinas. Nesse mesmo ano, dei início a Iniciação Científica, com o objetivo de produzir tintas condutivas a base de grafite para uso em dispositivos de baixo custo, na qual realizei diversas pesquisas, descobrindo muitas curiosidades sobre a mesma. Preparava soluções, observando e calculando tanto a corrente elétrica quanto o potencial elétrico de vários grafites diferentes. Ja em 2023, conclui a Iniciação Científica, fiz inúmeros projetos incríveis, como por exemplo, um braço robótico hidráulico e um motor de bombear água. Nesse mesmo ano, foi realizado a montagem do carrinho controlado por celulares através do bluetooth como projeto de TCC, feito pelo meu grupo e eu, na qual o mesmo fazia parte do projeto Robótica Educacional da Etec. Agora em 2024, cursando Engenharia Elétrica na Unesp de Ilha.