REQUISITOS DE ACESSO 

O ingresso no ENSINO MÉDIO COM ITINERÁRIO FORMATIVO – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SÁUDE dar-se-á por meio de processo classificatório para alunos que tenham concluído a nono ano do Ensino Fundamental II ou equivalente.

O processo classificatório será divulgado por edital público, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.

As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para o Ensino Fundamental II ou equivalente nas quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Por razões de ordem didática e/ou administrativa que possam ser justificadas, poderão ser utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados por ocasião de suas inscrições.

O acesso as demais séries ocorrerão por avaliação de competências adquiridas no trabalho, por aproveitamento de estudos realizados ou por reclassificação.


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Estrutura Seriada
O currículo do ENSINO MÉDIO COM ITINERÁRIO FORMATIVO - – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SÁUDE foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal 13.415, de 16/02/2017, assim como as competências identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar.

As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Formação Geral (Base Nacional Comum Curricular e Parte Diversificada) são direcionadas para:

  • O desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral.
  • A formação da sua identidade pessoal e social.
  • A sua inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará.
  • A incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural pessoal.
  • A fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias.
  • O preparo para escolher uma profissão e atuar de maneira produtiva e solidária junto à sociedade.

O foco deste itinerário formativo será a competência na linguagem escrita e na linguagem oral, o desenvolvimento de capacidades intelectuais e expressivas e o interesse em aprender a língua materna e idiomas estrangeiros, preferencialmente o inglês, bem como estudar o homem do ponto de vista social, cultural e histórico.

Especificamente em relação ao Itinerário Formativo de Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, o aluno poderá prosseguir estudos em nível superior preferencialmente nas áreas/Curso de: Administração, Arquitetura e Humanismo, Artes, Audiovisual, Ciências da Informação e Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Comércio Exterior, Comunicações, Design, Direito, Economia, Eventos, Filosofia, Fotografia, Geografia, História, Letras, Marketing, Moda, Multimídia, Pedagogia, Produção Cultural, Psicologia, Publicidade, Secretariado, Sociologia, Turismo e Hospitalidade, entre outros.

O currículo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio com Itinerário Formativo Linguagens, Ciências Humanas e Sociais foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento.

Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades profissionais, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã e profissional.

Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.


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